Menu

Close

Home
A Complexidade da Enxaqueca
Controlar a Enxaqueca
Fale Com o Seu Médico
FAQs
Guia de Conversação com o Médico
CONTROLAR A ENXAQUECA
DESAFIOS DO TRATAMENTO

Pode sentir que já experimentou de tudo para tratar a sua enxaqueca,1 desde medicamentos até aos remédios caseiros e outros métodos, tais como óleos essenciais e meditação. Geralmente, este processo envolve muitas tentativas e erros, e a maioria das pessoas tenta várias combinações para encontrar alívio, o que apenas aumenta a complexidade de lidar com a enxaqueca. 2,3

Para além de tentar múltiplas abordagens, também pode sentir que já conversou com o seu médico tantas vezes, que já não vale a pena ter mais uma conversa. 

Não desista. Fale com o seu médico sobre como pode tentar melhorar o controlo da sua enxaqueca.

EXISTEM MUITAS COISAS QUE PODEM CAUSAR OU DESENCADEAR UMA CRISE DE ENXAQUECA. ALGUNS ESTÍMULOS COMUNS INCLUEM5,6:
  • stress
  • certos alimentos
  • uso excessivo de medicamentos
  • horário de sono irregular 
  • estímulos de luz ou cheiro, tais como luzes brilhantes ou intermitentes e cheiros fortes 
Uma vez identificados os estímulos, as pessoas que vivem com enxaqueca começam a utilizar estratégias de adaptação.
QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO QUE AS PESSOAS COM ENXAQUECA UTILIZAM?
As pessoas com enxaqueca sabem que podem planear a sua vida, mas não podem planear o momento mais conveniente para uma crise de enxaqueca, porque nunca há nenhum.  É por isso que as pessoas com enxaqueca têm uma lista de estratégias que utilizam para prevenir ou controlar os sintomas de uma crise de enxaqueca.
ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS MAIS COMUNS PARA LIDAR COM A ENXAQUECA SÃO:
CONTROLAR O STRESS
Embora desejássemos que o stress fosse algo que pudéssemos simplesmente ignorar, nem sempre isso é possível. Mas há formas de o controlar e minimizar, tais como dar prioridade ao que se quer fazer, agendar algum tempo para si mesmo, e comunicar os seus desejos e necessidades.7

Example

Your text goes here
DORMIR BEM

Example

Não dormir o suficiente e com qualidade, ou dormir demais, pode levar a uma série de problemas de saúde e é também um dos estímulos mais comuns de  crises de enxaqueca8. Se lhe foi diagnosticada enxaqueca, faça o que estiver ao seu alcance para conseguir um sono suficiente e de qualidade.

Example

Your text goes here
GERIR A MEDICAÇÃO
É provável que tenha percorrido uma longa lista de medicamentos e soluções alternativas. Mas, às vezes, os medicamentos podem ter o efeito oposto.  O uso frequente de medicamentos para o alívio da dor na enxaqueca pode, por vezes, levar a cefaleia por uso excessivo de medicamentos ou a outros efeitos adversos. 6
Your text goes here

Example

Example

ABORDAR
A SAÚDE MENTAL

A enxaqueca pode ter impacto a nível emocional, o que significa que as pessoas que sofrem de enxaqueca têm maior probabilidade de desenvolver depressão e ansiedade. Fale com o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde mental que esteja a sentir.9
Your text goes here
TER UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Example

Example

A enxaqueca é geralmente sensível à dieta e pensa-se que alguns ingredientes alimentares, tais como chocolate, frutos secos, álcool e outros, podem desencadear crises de enxaqueca.  Os diários alimentares podem ajudar a identificar quais os fatores desencadeantes de enxaqueca em cada doente. 5,10 
Your text goes here
FAZER EXERCÍCIO FÍSICO DE FORMA REGULAR

Example

Example

O exercício físico regular pode ajudar a reduzir a frequência das crises de enxaqueca em algumas pessoas. O exercício físico também tem demonstrado melhorar a autoestima e pode diminuir os sintomas graves da enxaqueca. 11

Example

Your text goes here
As associações de doentes podem ajudar a encontrar o apoio e o aconselhamento que procura em matéria de enxaqueca. 
 
A MiGRA Portugal é a Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, que tem como objetivos:
 
- Apoiar e representar as pessoas que vivem com Enxaqueca e Cefaleias;
 
- Contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, diagnóstico, acompanhamento e tratamento;
 
- Sensibilizar e consciencializar a sociedade, entidades patronais, decisores políticos e profissionais de saúde para o impacto e necessidades destas patologias neurológicas;
 
- Promover a literacia em saúde, em particular no âmbito da Enxaqueca e Cefaleias.
 
 
Associação Migra
Está a deixar um website da Pfizer. As hiperligações para websites externos são fornecidas como um recurso aos nossos visitantes.
O website que quer visitar não é propriedade da Pfizer nem é controlado pela Pfizer. A Pfizer não se responsabiliza pelos conteúdos ou serviços desse website.


 
 

Referências:
1. Lipton R. What to do when migraine treatments fail.American Headache Society. Acedido a 30 janeiro de 2023. https://americanheadachesociety.org/news/what-todo-
when-treatment-fails/.
2. Burch R. Preventive Migraine Treatment. Continuum (Minneap Minn) 2021;27(5):1495-1495.
3. Moreno-Ajona D, Chan C, Villar-Martinez MD, Goadsby PJ. Targeting CGRP and 5-HT1F eceptors for the acute therapy of migraine: A literature review. Headache. 2019;59 Suppl 2:3-19.
4. Gilmore B, Michael M. Treatment of acute migraine headache. Am Fam Phys. 2011;83(3):271-280.
5. Diamond M, Marcus D. Diet and headache control. American Migraine Foundation. Atualizado em maio de 2008. Acedido a 30 de janeiro de 2023.
6. Mayo Clinic. Migraine symptoms and causes. Acedido em 31 de janeiro de 2023. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/migraine-headache/symptoms-causes/syc-20360201.
7. Goadsby P. Stress and Migraine. American Migraine Foundation. Publicado a 16 de março de 2017. Acedido em 30 de janeiro de 2023.
8. Negro A, Seidel JL, Þouben T, et al. Acute sleep deprivation enhances susceptibility to the migraine substrate cortical spreading depolarization. J Headache Pain. 2020;21(1):86.
9. Meissner M. The evidence connecting migraine and mental health. Medical News Today. Publicado a 25 de fevereiro de 2021. Acedido a 31 de janeiro de 2023. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/migraine-headache/symptoms-causes/syc-20360201.
10. Association of Migraine Disorders. Triggers of Migraine. Acedido em 31 de janeiro de 2023. https://www.migrainedisorders.org/migraine-disorders/migraine-triggers/.
11. Amin FM, Aristeidou S, Baraldi C, et al. The association between migraine and physical exercise. J Headache Pain. 2018;19(1):83.

Este website destina-se unicamente a residentes em Portugal. As informações de saúde aqui fornecidas têm um fim meramente educativo e não pretendem substituir o diálogo com um profissional de saúde, onde são tidas em consideração as características únicas do doente.

Example

test-icon-to-be-replacedLaboratórios Pfizer, Lda. Todos os direitos reservados. PP-NNT-PRT-0093 | 2023

Example